Apresentamos 5 motivos para você visitar Greenwich! O Distrito Real de Greenwich fica na região Sudeste de Londres. E com certeza é uma Londres que você tem que conhecer.
Como chegar? Você chega facilmente através de ônibus pela estação Waterloo, de barco, através do Rio Tâmisa, de metro, descendo da estação Cutty Sark ou até mesmo a pé andando por um túnel subterrâneo sob o Tâmisa! Isso porque a estação de metro fica do outro lado do rio.
Quer saber o que você pode fazer lá? Listamos 5 coisas que fazem de Greenwich um lugar especial.
1. Greenwich Market
Somos apaixonados por Markets e esse realmente tem seu charme especial!
Quer um dia diferente em Londres? Lá é um bom lugar!
O Mercado de Greenwich tem muita variedade. Você pode encontrar comidas de várias partes do mundo, produtos artesanais e muitas antiguidades. Infelizmente chegamos um pouco cedo e nem todas as barracas já estavam servindo comida, e por isso acabamos não batendo fotos no interior do Market.
Por essa variedade de ofertas, esse Market pode ser considerado como um dos mais completos de Londres. Além das barracas no seu interior, todo o quarteirão tem uma grande diversidade de lojas, com produtos diferentes do que estamos acostumados a ver no Brasil.
O Market abre diariamente, das 10 da manhã as 17:30 da tarde.
Dica: Vale a pena conferir a programação do Market antes de dar uma passadinha. (https://www.greenwichmarket.london/)
2. Lugares Históricos
Se você gosta de história, não pode deixar de visitar o Distrito Real de Greenwich.
Com certeza você já ouviu falar do Meridiano de Greenwich nas aulas de geografia. É isso mesmo!
Em Greenwich você pode estar em dois lugares ao mesmo tempo! Os meridianos são linhas imaginárias de longitude dividem a terra entre os hemisférios ocidental e oriental, estruturando os fusos horários e até mesmo influenciando as datas! Ao cruzá-la do oeste ao leste, devemos atrasar um dia no calendário. Na direção oposta, é preciso adiantar um dia.
Se hoje Greenwich é uma localidade histórica tão importante, muito se deve ao fato de lá estar o Observatório Real de Greenwich. Ele foi fundado por Rei Carlos II, para auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos astronômicos indispensáveis para a navegação. O local foi palco dos primeiros testes com cronômetros para cálculos de longitude.
Além disso, em Greenwich você pode encontrar o Old Royal Naval College, onde antigamente era o Palácio de Greenwich. Após a Guerra Civil (1869) foi reconstruído e se tornou o centro de treinamento da Marinha Real, passando a sediar eventos da Universidade de Greenwich a partir de 1998. A entrada é gratuita, e a beleza do local se encontra nas incríveis pinturas do teto da Painted Hall.
Outro lugar super importante é o Museu Marítimo Nacional, que também oferece entrada gratuita e permite que você observe vários tesouros do império britânico e conheça mais sobre a história das batalhas navais travadas no país.
Falar de Londres e não falar de Parques é quase impossível! Para relaxar que tal uma passadinha no Parque de Greenwich? Considerado um dos mais belos de Londres ele tem uma história ligada à Realeza. Esse título se da pela ordem do Rei Charles II (1660) em criar nesse local um jardim em estilo francês. Até hoje grande parte desse design e algumas árvores centenárias permanecem lá.
3. Cutty Sark Ainda no quesito histórico, Greenwich abriga o Cutty Sark que é um clipper (veleiro) britânico e é a última das embarcações sobreviventes de transporte de chá. A embarcação foi construída em 1869 na Escócia e destinava-se ao transporte de chá vindo da China, comércio que gerava grandes lucros. Em 1916 foi profundamente reformado mas ficou um período na cidade do Cabo (África do Sul) retornando à Londres em 1922, onde foi restaurado seu aspecto original. Foi em 1954 que ele foi levado a Greenwich, vindo a se tornar um barco-museu no final do século XX. A sua ultima reforma, no início de século XXI teve o custo estimado em 25 milhões de libras esterlinas.
Quer saber um poco mais sobre a história do chá e desse navio? Você pode visitá-lo por dentro pelo preço médio de R$60,00.
4. Lojas que saem do comum Como se não bastasse as maravilhas vintage do Market, ao redor dele tem muitas lojas surpreendentes. Se você gosta de compras e quer descobrir coisas diferentes, Greenwich é o lugar! Cada loja é uma surpresa.Sabes aqueles brechós incríveis? Lá você encontra! Além disso tem várias lojas de bijuterias, artesanato, decoração, entre muitas outras coisas.
Se você gosta de decoração, achou seu lugar em Londres! Mas Greenwich vai além disso, tem lojas de posters e quadrinhos, roupas para crianças, acessórios, roupas vintage e decorações garimpadas pelo mundo interno.
5. Restaurantes, mercados e pubs Não sei vocês mas para mim, uma das coisas mais legais de viajar é viver o dia a dia das pessoas que moram ali. Então pra mim, ir aos mercados de bairro são uma aventura e tanto, e se tratando de Londres, tudo parece melhor (rsrs).
Os produtos são mais em conta do que se comprados em outros lugares, além de ser uma boa oportunidade pra você se familiarizar com os preços e também os hábitos alimentares das pessoas, por que não?
Além disso, tem vários Pubs e Restaurantes pelos quarterões ao redor da feira. Acabamos comendo uma clássica comida Londrina. Eu comi um Fish and Chips, que é um file de peixe (o original é feito de bacalhau) à milanesa e fitas, podendo ou não conter ervilha. Meu noivo um English Breakfast, que é o café da manhã inglês, o vegetariano veio com feijão, ovo, tomate, cogumelos, croquete (veg), torradas e para acompanhar um chá é claro (rs).
Agora você já pode decidir se quer inserir Greenwich no seu roteiro! Espero que sim. Qualquer dúvida perguntem para nós nos comentários e depois que forem, contem para nós a sua experiência!