Sabe aquele lugar que você entra e te emociona? O British Museum é assim!
O Museu Britânico localiza-se em Londres e atualmente é o Terceiro Museu mais visitado do Mundo ficando atrás somente do Louvre de Paris e do Metropolitan Museum de NY, recebendo anualmente mais de 6 milhões de visitantes.
Com mais de sete milhões de objetos procedentes de todos os continentes, da para ter uma ideia do tamanho do Museu. Ele é tão grande que para visitá-lo sem pressa seria necessário dedicar mais de um dia inteiro, mas, para ver o mais importante, uma tarde pode ser o suficiente.
A sua coleção permanente inclui belíssimas e históricas peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin, trazidos ao museu por Lord Elgin.
Apesar de seu tamanho, você pode se localizar por mapas espalhados pelo museu.
Ou então você pode dar uma olhada antes no mapa pelo site: http://www.britishmuseum.org/PDF/British_Museum_Visitor_Map_2018v3.pdf
O museu é incrível, tudo que tem lá é de verdade. O legal é que como o museu é separado por salas, você pode ir vendo a evolução dos povos através de como as obras são colocadas no Museu, a ligação de uma era a outra é sutil mas você consegue perceber as mudanças nos costumes, nas vestimentas, na arte e no estilo de vida em geral.
Para facilitar o entendimento, você encontra ao lado das peças uma explicação escrita e também em áudio, o qual tem a opção de idioma Português.
Porém ouvir todas as explicações pode demandar um tempo extra, por isso optamos para não pegar. Como o Museu é enorme e era nosso ultimo dia em Londres, nós escolhemos visitar as alas do Museu que mais nos interessavam. Escolhemos então as eras: Egito, Grécia/Roma e Europa antiga.
- Egito
Vamos falar um pouco dessa ala. Lá você vai encontrar múmias, tumbas, papiros, jóias, gatos mumificados, moedas e vasos da época, fragmentos de paredes e esculturas gigantes!
Sobre os animais mumificados, nos surpreendeu muito. Os egípcios acreditavam que os gatos eram animais celestes. Por isso sua relação com eles era tão próxima. Mas encontramos outros tipos de animais mumificados, como peixes e até mesmo um filhote de boi.
As tumbas são muito bem elaboradas e pintadas nos mínimos detalhes. Você fica imaginando como eles conseguiam fazer tudo isso.
Os pedaços de parede seguem esse mesmo nível de pintura. E as estátuas então? São realmente enormes!
- Grécia e Roma
Nessa ala o que mais chama atenção é o Pathernon Grego. A Grécia está em luta com Londres a anos para que Londres devolva o Pathernon. Eles afirmam que o Parthernon foi roubado.
Para você ter noção a Grécia até já construiu um Museu para receber a peça!
Tudo que você imagina em termos de escultura grega e costumes romanos você vê lá! Podemos mesmo entender o famoso culto ao corpo dos Gregos. Belíssimos vasos pintados a mão, esculturas de mármore, templos incríveis e gigantescos, jóias e instrumentos de luta. Tudo isso muito bem explicado.
Você vai ver abaixo o desenho de um templo. Cada escultura daquelas é do tamanho de um ser humano adulto ou maior (como os leões e cavalos dos níveis superiores) e essas esculturas estão lá! Você pode imaginar o tamanho de um templo desses?
- Europa Antiga
Até chegarmos na Europa Antiga já estávamos cansados de andar. Por isso, vimos poucas coisas.
Essa ala começa com muitos relógios antigos. Em sua maioria as peças expostas são coisas mais comuns para nós no dia a dia se comparadas ao que vimos anteriormente. Como por exemplo: utensílios domésticos, vestimentas, jogos, armas, etc. Nem por isso deixa de ser interessante.
Essa ala trata mais da monarquia antiga. Mas com certeza tem muita história em cada uma dessas peças.
Gostou? Certamente vale a pena ir ao British Museum!
Mostramos algumas coisas para deixar vocês com gosto de quero mais! O prazer e o sentimento de ver essas peças são indescritíveis.
Se você gosta de história é uma parada obrigatória, se não gosta, talvez comece a gostar!