Que Luxemburgo é lindo você já deve imaginar. Quer saber o que fazer e onde ir nesse Grão Ducado? Venha com a gente!
Chegamos em Luxemburgo de Trem vindo de Paris. A Estação Central fica próxima ao centro da cidade e possui Lockers para você deixar sua mala, caso seja uma visita de apenas 1 dia (o que é suficiente). Nos fomos à Luxemburgo para fazer a recuperação da cidadania, por isso, ficamos 2 dias na cidade o que nos deu a chance de passear bastante.
Hospedagem
Ficamos hospedados no Hotel Bristol. Ele fica localizado no bairro Gare, praticamente ao lado da estação, o que facilita a locomoção. Então, ao chegar em Luxemburgo nós fomos a pé para o hotel, deixamos as malas e fomos logo conhecer a cidade!
Temperatura e Primeira Impressões
Fomos à Luxemburgo em Janeiro, no inverno. E para nossa surpresa o clima estava bem agradável, 5º graus e com sol durante a tarde. Como a Cidade de Luxemburgo é pequena, você pode fazer a maioria das coisas à pé. A cidade estava com bastante obras nas ruas, mas nada que nos atrapalhasse.
DIA 1
Passarelle
Para chegar ao centro da cidade, vindo da estação de metro, basta seguir pela Avenue de la Gare e passar o Viaduto de Luxemburgo (também conhecido como Passerelle) e você já vai se deparar com uma vista incrível!
A esquerda (para quem está indo sentido centro) você verá a ponte ao fundo e a direita, é possível admirar o Vallé de la Pétrusse, onde ficam as Casemates de Pétrusse, que infelizmente estão fechadas para visitação e um lindo parque com banquinhos, pista de skate e bicicletas.
Notre Dame
Seja onde for as Catedrais que levam esse nome sempre são lindas e em Luxemburgo não é diferente. Mesmo sem chamar muita atenção, a catedral gótica é uma grande atração da cidade. A entrada é gratuita.
Place Guillaume
A Place Guillaume é localizada no centro da Cidade e também chamada de Place William II Square, já que no local você encontra a estátua em homenagem ao grão duque de Luxemburgo. Além disso lá estão a prefeitura (Hotel de Ville) e o Posto de Turismo. A praça é pequena, mas bem bonita e com barraquinhas de feira onde tem belas flores, gastronomia e antiguidades.
Aqui fica também o Bierger Center, local onde você deve ir se foi a Luxemburgo fazer a segunda etapa da sua recuperação de cidadania. (saiba mais aqui)
Monument of Remembrance
Este é o monumento em memória aos milhares de luxemburgueses que se voluntariaram a serviço das forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1940, os nazistas derrubaram o monumento; somente em 1984 uma extensa restauração devolveu sua aparência original. No topo do obelisco de granito de 21 metros de altura está a estátua dourada da deusa Nike, que é um símbolo da liberdade e da resistência do povo de Luxemburgo.
Praça da Constituição
Durante o verão a praça fica toda florida o que dá um charme a mais. Mas no inverno é linda também. De lá você terá uma bela vista do Vallé de la Pétrusse e da Ponte Adolphe.
Vallé de la Pétrusse e Casemates de Pétrusse
Logo a baixo da Place de la Constitution está o parque Vallé de la Pétrusse. O local é lindo, e ideal para uma caminhada. Cheio de arvores, banquinhos e belas paisagens.
Ainda no parque estão localizadas as Casemates de Pétrusse, são corredores medievais que serviam como abrigo para milhares de soldados. Na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco, é uma das principal atração turística na Cidade do Luxemburgo mas quando fomos estava fechado para visitações.
Ponte Adolphe
A Ponte Adolphe, é realmente muito bonita e um cartão postal da cidade. O ideal é admira-la de longe. Se tornou um símbolo nacional não-oficial da independência de Luxemburgo e leva o nome do Grão-Duque Adolphe, que reinou em Luxemburgo entre 1890 e 1905.
Se você quiser atravessar a ponte, vai chegar em uma região repleta de Bancos em prédios antigos, inclusive o Musée de la Banque. Lá também fica a igreja Sacred Heart Parish. Esta é uma região bem bonita e agradável de se passear.
Centro Financeiro
Aqui é onde a cidade se movimenta e os prédios modernos tomam o lugar dos prédios antigos. É cheio de lojas famosas e a medida eu você vai se aproximando do centro histórico surgem barzinhos e restaurantes bem legais.
Rives de Clausen
Para passear a noite a dica é o Rives de Clausen. O local une muitos bares e restaurantes em um só lugar, ele se torna um lugar ideal nos finais de semana (Durante a semana uma melhor sugestão seria o bairro Grund). Os preços são um pouco altos mas vale a visita.
DIA 2
Cité Judiciare
Se você estiver com tempo vale a pena passar na Cité Judiciare antes de ir até a Varanda de Corniche e e Elevador Panorâmico. Aqui fica o Ministério da Justiça de Luxemburgo e é uma região bem atual, foi inaugurado oficialmente em 2008. Andando por aqui é comum você encontrar o primeiro ministro "passeando".
De lá, é possível ter uma uma prévia da vista de Corniche. Nós infelizmente não fomos até o final. Ela é considerada a “varanda mais bonito do mundo” mas conseguimos admirar a vista por outro angulo, que também é de tirar o fôlego.
Park Pescatore
O próximo destino é o Elevador Panorâmico, localizado ao lado do Park Pescatore, um parque recém reformado e bem arborizado onde está localizada a Foundation Jean-Pierre Pescatore o asilo da cidade de Luxemburgo.
Elevador Panorâmico
Chegamos ao destino. Andamos um pouco para ter essa vista e a experiência, ele leva apenas 25 segundos para descer, mas foi muito legal conhecer. O Elevador foi criado para
promover a mobilidade (pedestre e ciclistas), conectar o bairro em meio a um vale com um meio de transporte gratuito e rápido, e criar uma obra de arte emblemática para o bairro, harmoniosamente integrada nesta paisagem protegida pela UNESCO.
Pfaffenthal
Ao descer pelo elevador chegamos ao Bairro Histórico Pfaffenthal. É uma parte mais residencial da cidade mas também tem alguns restaurantes. A arquitetura é bem tradicional, você se sente em um cenário de filme. Além disso, é um local muito agradável para passear e sentir o clima da cidade.
Centro Histórico
Antes de nos despedir, passamos pelo Centro Histórico. A região estava com bastante obras, acredito que seja parte do projeto de mobilidade urbana da cidade. De qualquer forma, permanece lindo.
Seja para uma pausa para o almoço, apenas uma bebida ou mesmo para conhecer vá ate a Praça das Armas onde há inúmeros restaurantes e cafés. É um lugar de encontro de jovens, de luxemburgueses e turistas.
A praça ganha vida no verão quando há vários músicos e artistas de rua. No inverno ela ganha charme e sofisticação e durante a época de Natal recebe o Mercado de Natalino com bancas de produtos tradicionais, carrosséis, corais e artesanatos.
Hora de se despedir e pegar o Trem rumo a próxima cidade, Colônia! (Viagem de Trem de Luxemburgo para Colônia)
Leia mais sobre Luxemburgo, siga nosso canal e acompanhe nosso Instagram!