A partir de março de 2020 o Transporte é totalmente gratuito no País. A iniciativa faz parte de uma série de mudanças para a mobilidade pública e vem para diminuir o trânsito e a poluição do ar do pequeno país.
Se você for a Luxemburgo vai notar que a cidade esta toda em obras e já é bastante preparada para transportes alternativos aos carros, como a bicicleta, ônibus, trens e metros. A gratuidade do transporte é mais uma das ações do governo para incentivar o uso de transportes coletivos. Além disso, até 2023, o governo quer investir 2,2 bilhões de euros em ferrovias, e até 2030 substituir toda a frota pública de ônibus por veículos elétricos.
A decisão tomada pelo primeiro-ministro Xavier Bettel visa diminuir o grande trânsito de Luxemburgo, consequentemente, melhorar os índices de poluição do ar já que Luxemburgo tem o maior índice de carros por pessoa da União Européia, que é 6,2 carros a cada 10 habitantes.
Não foram definidas regras sobre a necessidade de comprovação de residência ou trabalho no país para usufruir o benefício, então para os turistas vale a pena ficar de olho nas novas informações para serem usadas nas viagens.
Os trens, ônibus e bondes da capital já eram gratuitos, e agora os trens também entram na gratuidade, exceto os tickets de primeira classe. Essa ação visa "resolver" o aumento de carros pelo grande número (aproximadamente 200 mil) de moradores de países vizinhos como França, Bélgica e Alemanha que atravessam as fronteiras diariamente para trabalhar pelos grandes salários Luxemburgueses. Esses também seriam beneficiados e poderão usar o transporte gratuito ao cruzar a fronteira. Porém, algumas linhas de ônibus que são operadas por municípios a decisão de liberar a compra da passagem caberá às autoridades locais.
Veja o vídeo promocional: